Mato Grosso, Quarta-Feira, 15 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat é parceira da Justiça Federal no combate ao tráfico de drogas
Unemat é parceira da Justiça Federal no combate ao tráfico de drogas
26/03/2007 17:51:22
por Coordenadoria de Comunicação Social

A Universidade do Estado de Mato Grosso é parceira da Justiça Federal em Mato Grosso no sentido de orientar e sensibilizar as pessoas sobre os malefícios do tráfico de drogas. A campanha de "Combate ao Tráfico Internacional de Drogas em Cáceres e Região" que será lançada nesta terça-feira (27) no município, contará com a presença do governador de Mato Grosso em exercício, Silval Barbosa e da presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargadora federal Assusete Dumont Reis Magalhães, além de deputados e do reitor Taisir Karim.

A parceria da Unemat com a Justiça Federal tem como objetivo orientar as pessoas que trafegam pela região de fronteira e que acabam sendo aliciadas pelo tráfico. O reitor da Unemat, Taisir Karim, lembra que a universidade foi procurada para discutir o problema na região de onde surgiu a idéia da campanha educativa. Nesse sentido, a Unemat contribuiu tanto na elaboração dos cartazes como na sua confecção no sentido de orientar e evitar que cidadãos acabem usados como “mulas” no transporte da droga.

O reitor lembra que a Unemat também contribui com a Justiça Federal onde professores do Centro de Línguas atuam como interpretes nos depoimentos de presos por tráfico e que falam a língua espanhola ou inglesa. “Além disso, a Unemat e a Universidade René Moreno, da Bolívia, vem discutindo a formalização de um acordo no sentido de prestar assistência mútua a brasileiros e bolivianos detidos por tráfico de drogas.

“Cáceres está numa região de fronteira e tem uma grande incidência de prisões motivadas por tráfico, daí a necessidade da universidade pública estar contribuindo de forma efetiva para orientação e sensibilização a fim de evitar o convencimento para atuar no tráfico de drogas. Nós da Unemat somos parceiros no sentido de contribuir para o combate”, afirma Taisir Karim.

A campanha tem duas fases, sendo a primeira de cunho educativa e a segunda fase contará com a participação do Ministério Público Federal, da Polícia Federal e se possível de outras entidades e terá como característica a repressão ao tráfico.

O lançamento da campanha será no Clube dos Oficiais do Exército, Rua Comandante Balduino, 8.846 – Centro, às 17 horas.

Lygia Lima – Coordenadoria de Comunicação da Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24683 | Impressões: 140888
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada